Maya Consultoria: dicas e informações | Acompanhe nosso

Agências de comunicação financeiramente estratégicas.

Written by Marcos Moraes | CEO da Maya | 07/09/2023 00:00:55

No mundo das agências, a gestão financeira estratégica eficiente é essencial para apoiar no crescimento e na construção de resultados sustentáveis

A sua agência está pronta para continuar crescendo?

Que a excelência na construção e gestão da reputação de seus clientes é uma premissa incondicional na sua agência não há dúvidas. No entanto, possivelmente, há desafios para operar com a mesma qualidade e estratégia a sua gestão financeira.
Para que sua área de finanças deixe de ser uma "linha" de despesa e se transforme em uma agregadora de receita e resultado é necessário ser organizado, assertivo e preditivo.
.

Agências em foco

Segundo o Anuário da Comunicação Corporativa 2023, divulgado pela Megabrasil, as agências devem ultrapassar os R$ 5 bi de receita no Brasil agora em 2023 e continuar com a linha de crescimento expressivo, que já havia ampliado mais de 30% em relação a 2021. A pesquisa completa com mais de 221 participantes você encontra aqui.

Principais desafios financeiros das agências 

Entrevistando grandes nomes do mercado e lideres em suas agências, o Anuário conseguiu mapear as principais dores do C-Level, mesmo com um mercado em alta recuperação. Veja a seguir aqueles que estão mais ligados ao financeiro:

1. Demanda por entregas complexas sem remuneração compatível

Nada de novo aqui, só que mais intensificado neste momento e comprometendo ainda mais as equipes que acabam não conseguindo expandir a performance e pluralidade na carteira. O consumo do time para dar conta da complexidade sem adequação financeira, resulta em queda das margens.

2. Valorização da consultoria estratégica

O valor percebido é sem dúvida um dos maiores desafios das agências de comunicação. Quando se atua consultivamente, o desempenho muda o resultado e a entrega, que precisam ser considerados na elevação do ticket para elevar os ganhos, sem perder a competitividade.

3. Orçamentos de comunicação estrangulados

Apesar do crescimento nas receitas das agências, os "fees" (valor mensal pago pelos clientes) vem reduzindo ao longo dos anos. Há preferência pelo modelo de sucess fee e campanhas periódicas. Isso requer ainda mais estratégia financeira com profissionais experientes "colados" nos times de operação, desenhando escopos flexíveis e dinâmicos que continuem gerando lucro nos contratos.

4. Concorrências inviáveis (preço X escopo)

Concorrência não pode ser sinônimo de menor preço. Concorrência é ser competitivo, estar entre as melhores e estabelecer preços compatíveis com  escopos. Pequenas agências precisam tomar muito cuidado ao entrarem em processos apenas pelo preço, pois pode ser tornar um contrato de prejuízo em vez de lucro.

5. Movimento acelerado em M&A

Todos estão sempre conversando e estudando possibilidades de ampliação dos seus negócios também de formas inorgânicas. Pensar nesse próximo passo da sua agência só é possível se seus dados financeiros estiverem íntegros, organizados, assertivos e com uma boa base de KPIs padronizada do seu segmento. Caso contrário, você pode achar que sua agência vale mais do que realmente é e com isso perder oportunidades..

Leia também: Administração documental: organizando seus Arquivos de forma eficiente

O que fazer na sua agência?

Avaliando estes desafios apontados pelo seu mercado, não é difícil perceber que você não pode mais viver de "contas a pagar e receber", gerir o financeiro apenas pelo caixa, precificar por simples markup, esquecer da contabilidade, não ter KPIs padrão de mercado ou abster se da tecnologia.

Ter uma agência de comunicação financeiramente estratégica, é ter cuidado com os números e pessoas, é adotar práticas essenciais para o crescimento contínuo como:

1. Orçamento Inteligente não só para empresa para as campanhas e assim mensurar ROI e evitar gastos excessivos

2. Gestão tributária eficiente com planos periódicos para minimizar a carga e reverter resultados.

3. Economia de custos com automação de processos e metodologias ágeis.

4. Mensuração e projeção de indicadores essenciais para o negócio, com relatórios visuais e dinâmicos.

5. Estratégia de precificação apurada e compartilhada entre financeiro e comercial.

6. Disciplina na alimentação de sistemas de gestão.

7. Leitura adequada de cenários para tomada de decisão.

A gestão financeira eficaz e estratégica é essencial para o sucesso de curto e longo prazo de qualquer agência com qualquer rótulo ( relações públicas , PR , comunicação corporativa, full service, assessoria de imprensa, etc.).

Na MAYA, contamos com expertise no seu segmento e profissionais experientes e comprometidos em ajudar agências de médio e pequeno porte a enfrentar esses desafios com soluções personalizadas de BPO Financeiro e Consultoria, automatizando processos e humanizando a gestão.

Se você deseja saber mais sobre como podemos apoiar sua agência, fale com a gente. Juntos, podemos construir uma estratégia financeira sólida para o seu negócio.